A demanda por mão de obra supera a oferta enquanto a economia mundial ainda sente as consequências da pandemia de Covid-19. Nos Estados Unidos, a Indústria de Transporte e Logística tem sido impactada pela dificuldade de retenção de funcionários e pelo aumento dos custos trabalhistas, refletindo em toda a cadeia de valor, segundo o estudo da McKinsey & Company.
Atualmente, os EUA sofre uma falta de profissionais de logística, com uma demanda 18% maior por logísticos nos próximos oito anos, dados da U.S. Bureau of Labor Statistics.
Levando isso em consideração, a tecnóloga em Logística Camila Da Silva Daniel Cavassini pretende estabelecer a LogoL nos Estados Unidos. A empresa vai focar na modernização dos sistemas logísticos utilizando da digitalização, para buscar mais eficiência e reduzir gastos com operações. A especialista, que soma mais de 18 anos de carreira na área, afirma que essa modernização vai envolver ferramentas e plataformas digitais para otimizar os processos da cadeia de suprimentos para empresas que importam e exportam.
De acordo com Camila, ao integrar o sistema e outras soluções digitais, a empresa tem como objetivo otimizar a gestão de inventários, aumentar a visibilidade em toda a cadeia de suprimentos e facilitar a tomada de decisões com base em dados. Também oferecerá treinamento e educação especial para clientes e funcionários, compreendendo áreas como previsão de demanda, otimização de inventário, gestão de fornecedores e estratégia logística. “Essa abordagem abrangente de digitalização e treinamento capacitará os clientes a adotar práticas modernas de cadeia de suprimentos, promovendo melhorias contínuas e ganhos de eficiência em suas organizações”, prevê.
Durante sua carreira, a especialista trabalhou como Analista de Logística, Analista de Importação e Analista Sênior de Logística, utilizando a tecnologia para otimizar processos e aprimorar a eficiência. “Quero aproveitar minha experiência para auxiliar os clientes na implementação de iniciativas de digitalização personalizadas, incluindo a implantação de software logístico, integração de ferramentas de análise de dados e implementação de soluções de internet das coisas (IoT) para monitoramento em tempo real”, especifica ela.
Camila expõe que sua meta é otimizar os processos logísticos para empresas estadunidenses através de análises e diagnósticos da cadeia de suprimentos para encontrar ineficiências, gargalos e áreas de melhoria. Depois disso, ela vai implementar melhorias nos sistemas, como reestruturar processos logísticos, integrar funções de vendas, operações e produção, oferecer treinamento em técnicas de gestão da cadeia de suprimentos e implementar soluções tecnológicas para aumentar a eficiência e o custo-benefício.
A especialista em logística ressalta que vai aproveitar a localização da LogoL em uma HUBZone perto de portos no sul dos Estados Unidos para conectar e otimizar os processos logísticos para clientes que operam nos mercados da América Latina. “Através de serviços como avaliação da cadeia de suprimentos, integração de vendas e logística, monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs), planejamento de demanda e otimização de inventário, a LogoL contribuirá positivamente para o crescimento econômico do país, ao mesmo tempo em que garante o sucesso dos clientes na gestão de suas cadeias de suprimentos”, confirma Camila.
Sobre a profissional:
Camila da Silva Daniel Cavassini é tecnóloga em Logística pelo Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo. Com conhecimento em planejamento de materiais nacionais e importados, começou a carreira como aprendiz em Compras e, atualmente, está no campo de Supply Chain, sendo responsável pelo suporte a 5 plantas na América do Sul. Ao longo de 18 anos de atuação no mercado, tem experiência em logística em grandes empresas de peças para automóveis, como Land Rover, Ford, General Motors, Toyota e Volkswagen.