As 23 unidades do Hemepar reforçam a importância de mais doadores para manter os estoques de sangue que são fundamentais para centenas de hospitais em todo o estado.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), introduz a campanha “Paraná, terra de sangue bom” com o propósito de incentivar as doações de sangue durante o Junho Vermelho, período de sensibilização sobre a relevância da doação, já que o Dia Mundial do Doador de Sangue é em 14 de junho.
Durante este mês, as 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) sublinham a necessidade de mais doadores para sustentar os estoques de sangue que são vitais para centenas de vidas diariamente em, pelo menos, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos pelo estado. Eles representam 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma: “Queremos, em primeiro lugar, agradecer a todos os doadores que contribuem para salvar centenas de vidas diariamente no Paraná e continuar este apelo, incentivando a doação frequente de sangue, encorajando amigos e familiares neste ato de solidariedade”.
Neste ano, o Paraná registrou 83 mil doações de sangue até o momento. No ano passado, o total foi de mais de 187 mil. Cada bolsa de sangue de 450 ml pode produzir até quatro hemocomponentes, que incluem hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e têm potencial para salvar até quatro vidas.
Desde 2019, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 186 milhões em equipamentos e insumos com tecnologia avançada voltada para a área do ciclo do sangue (hemoterapia), tornando a hemorrede estadual paranaense uma das unidades mais modernas, referência para os demais hemocentros da rede nacional.
No mês passado, o Hemepar enviou 300 bolsas de sangue para auxiliar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul em decorrência da situação de calamidade pública devido às enchentes.
CURITIBA
Na próxima semana, o Hemepar Curitiba participará de ações em parceria com a empresa Ligga, o Club Athletico Paranaense e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ).
No dia 12, haverá coleta de sangue na Ligga Arena (estádio do clube) mediante agendamento prévio realizado pelo Athletico. No dia 13, os torcedores do time realizarão um mutirão de doações no Hemepar e, no dia 14, o Hemepar promoverá o Dia D da campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, realizada anualmente durante todo o mês de junho, em conjunto com a SMELJ.
A diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, enfatiza: “Estes dias comemorativos e as ações realizadas são oportunidades para a Hemorrede do Paraná demonstrar a toda população que a doação de sangue é extremamente necessária para a recuperação e restabelecimento da saúde daqueles que necessitam da terapia de transfusão sanguínea”.
A doação de sangue também é crucial para salvar vidas de pessoas com outras doenças, que passam por cirurgias, vítimas de acidentes em rodovias e outros traumas.
QUEM PODE DOAR
Os requisitos para doação incluem ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
AGENDAMENTO
O Hemepar ressalta a importância do agendamento das doações como forma de evitar filas e otimizar o estoque, garantindo uma distribuição equitativa dos tipos sanguíneos. O agendamento pode ser feito através do site oficial do governo do Paraná ou em uma das unidades da Rede.