Operação Cygnus revela organização estruturada envolvendo traficantes, apoio logístico, intermediadores e compradores no sul e sudeste do Brasil.
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (9) a Operação Cygnus para combater o tráfico internacional de animais silvestres. As investigações, iniciadas em 2022, identificaram um grupo sediado em Santa Catarina envolvido no tráfico ilegal de animais entre Brasil, Argentina e Uruguai.
Durante a operação, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão, um em Florianópolis e outro em Rodeio (SC), além de seis mandados de busca e apreensão, distribuídos entre Florianópolis, Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul (SC). Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, que também determinou o sequestro de veículos.
A PF destacou que durante as diligências identificou uma organização estruturada, composta por traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores em diversas localidades do sul e sudeste brasileiro, incluindo regiões fronteiriças.
“Os investigados realizavam frequentes deslocamentos até as fronteiras e utilizavam veículos alugados para o transporte dos animais, visando dificultar a identificação das atividades ilícitas. Um dos veículos já havia sido abordado várias vezes em rodovias do sul do Brasil, resultando em registros de ocorrência”, informou a PF.
Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais, receptação qualificada e participação em organização criminosa voltada ao tráfico de animais.