Sete de dez estudantes utilizam inteligência artificial nos estudos

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Pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pela Abmes e Educa Insights mostra dados sobre o uso de IA na educação superior.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) e pela Educa Insights revelou que 70% dos estudantes universitários e aqueles interessados em cursar uma faculdade utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas atividades acadêmicas. Cerca de 80% desses estudantes estão familiarizados com ferramentas como ChatGPT e Gemini.

O levantamento, realizado em julho de 2024, entrevistou 300 estudantes universitários e potenciais futuros alunos de graduação, com idades variando de 17 a 50 anos, nas cinco regiões do Brasil. O estudo mostra que 29% dos participantes usam essas ferramentas diariamente, e 42% utilizam semanalmente, totalizando 71% de uso frequente.

Comparado com a pesquisa anterior de 2023, houve um aumento de 11 pontos percentuais no número de estudantes que conhecem ferramentas de IA, passando de 69% para 80%. O uso frequente também cresceu, aumentando de 53% para 71%.

Os benefícios apontados pelos participantes incluem a capacidade de aprender em qualquer momento e lugar (53%); acesso a informações atualizadas e diversificadas (50%); e maior eficiência na resolução de dúvidas (49%). Os desafios mencionados incluem a falta de interação humana (52%); a dependência de tecnologias que podem falhar ou tornar-se obsoletas (49%); e erros em avaliações feitas por IA (41%).

Sobre a possibilidade de substituição por IA, 56% dos participantes acreditam que essas ferramentas estão se tornando mais confiáveis para atividades acadêmicas. Além disso, 84% acham que a IA poderá substituir parcialmente o papel dos professores no futuro, tanto na estruturação de aulas quanto na correção de trabalhos e provas.

No que se refere ao impacto da automação no mercado de trabalho, 45% dos entrevistados consideram que a automação terá um impacto significativo em suas rotinas profissionais, mas apenas 14% acreditam que serão totalmente substituídos por máquinas. Outros 41% veem a substituição como dependente do setor de atuação, e 37% acreditam que a IA funcionará como apoio, sem substituir completamente os profissionais.

O estudo também revelou que 74% dos estudantes consideram importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e integrem essas ferramentas no processo educacional.

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