O Procon de Maringá notificou dois supermercados esta semana após receber denúncias de consumidores sobre manipulação inadequada de carnes por funcionários, contrariando normas de higiene e segurança da Vigilância Sanitária e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo o coordenador do Procon, Edjalma Alves, essa prática pode comprometer a saúde e segurança dos consumidores. “Já notificamos os mercados e aguardamos as respostas para verificar o que será feito”, afirmou.
Os supermercados têm um prazo de dez dias para responder à notificação e apresentar justificativas. Alves destacou a importância de os consumidores observarem o manejo de alimentos nos estabelecimentos e denunciarem irregularidades pelo telefone 151.
Ao longo deste ano, operações conjuntas do Procon, Vigilância Sanitária, Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, e Guarda Municipal já identificaram alimentos em condições inadequadas de venda e consumo em supermercados, resultando em multas, apreensão e descarte de mercadorias irregulares.