Estão sendo cumpridos 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados do país
A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (25/9) a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil, principalmente na internet. A ação conta com a colaboração de unidades das Polícias Civis estaduais especializadas no combate a esses crimes.
Ao todo, 141 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em todas as unidades da federação, sob coordenação da Polícia Federal, que visa localizar abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Mais de 750 policiais participam da operação, que também conta com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos EUA.
A operação busca integrar forças policiais federais e estaduais na investigação e repressão de crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, demonstra o compromisso das instituições envolvidas na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
O nome da operação, “Terabyte”, faz referência à unidade de armazenamento de dados digitais, simbolizando a investigação de suspeitos que mantêm ou distribuem grandes quantidades de material de abuso sexual infantil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da Polícia Federal cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais, reforçando o comprometimento das autoridades no combate a esses crimes.
A Polícia Federal orienta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e educar seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de prevenção contra abusos sexuais.