Ministra Nísia Trindade deu entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (25) que o governo vai intensificar os trabalhos da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, devido ao atual cenário de secas, queimadas e outras consequências das mudanças climáticas. Criada em junho, a Sala de Situação é responsável por coordenar as medidas a serem adotadas em situações de emergência.
A combinação de fuligem, fumaça e clima seco tem gerado preocupações, especialmente para a saúde de crianças e idosos. O Ministério da Saúde está utilizando dados do programa Vigiar (Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar) para estabelecer parcerias com secretarias estaduais e municipais de saúde.
Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, Nísia Trindade ressaltou que, embora as orientações do Ministério sejam uniformes, é necessário adaptar as ações às particularidades de cada região. A ministra destacou a importância de trabalhar em conjunto com as equipes locais para garantir uma resposta eficaz.
Além disso, a Força Nacional do SUS poderá intensificar o apoio às áreas afetadas pelas queimadas, reforçando as equipes do programa Saúde da Família e as unidades básicas de saúde.