Corpo de Bombeiros do Paraná forma 42 novos integrantes para atuação em desastres

corpo-de-bombeiros-do-parana-forma-42-novos-integrantes-para-atuacao-em-desastres

Profissionais completaram 154 horas de treinamento teórico e prático, incluindo busca e resgate em deslizamentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) concluiu, nesta sexta-feira (25), o treinamento de 42 novos membros da Força-Tarefa de Resposta a Desastres. Durante três semanas, os participantes receberam 154 horas de capacitação teórica e prática, abrangendo atividades de busca e resgate em deslizamentos, condução de embarcações, geoprocessamento e orientação, salvamento em águas rápidas e combate a incêndios florestais. A formação contou com a participação de militares de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais.

Essa capacitação fortalece a prontidão da tropa para atuar em emergências de diversas naturezas no Paraná, em outros estados ou até internacionalmente, aplicando técnicas específicas em cenários de grandes desastres, como nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul e nos incêndios florestais no Pantanal.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, destacou o avanço que o treinamento representa para a corporação. Segundo ele, a força-tarefa assegura que a corporação esteja equipada com bombeiros capacitados e prontos para responder a diferentes tipos de desastre.

O Major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações e Socorro Tático, afirmou que essa formação faz parte de um processo iniciado em 2017 e intensificado após a participação da corporação na Operação Vale Taquari, em 2023, no Rio Grande do Sul. Ainda em 2023, mais 100 bombeiros foram qualificados. Em 2024, a força-tarefa já atuou em desastres no Rio Grande do Sul, em maio, e nos incêndios no Pantanal e no Paraná.

No próximo dia 28 de outubro, novos treinamentos serão iniciados em Cascavel e Londrina, com previsão de formar mais 104 integrantes para a Força-Tarefa do Paraná ao longo do ano.

Compartilhe essa matéria: