Evento no Bloco C34 contará com lançamento de site e selo comemorativo do aniversário da instituição
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia na próxima sexta-feira (8) as celebrações de seus 55 anos. A cerimônia oficial será realizada no Auditório do Bloco C34, às 16h30, e é aberta à comunidade acadêmica.
Durante o evento, será lançado o site oficial dos 55 anos da UEM e apresentado o selo comemorativo. O reitor Leandro Vanalli, a vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho e outras autoridades, docentes, agentes universitários, estudantes e convidados participarão da solenidade.
Para o reitor, o aniversário representa um marco importante para a universidade e para a sociedade local e regional, destacando a contribuição da UEM para o desenvolvimento de Maringá, do Paraná e do Brasil. Segundo ele, os servidores e estudantes têm motivos para celebrar a trajetória da instituição.
A vice-reitora e presidente da comissão organizadora das comemorações convidou a comunidade para acompanhar o calendário de eventos ao longo do ano. As atividades incluirão interações com servidores e estudantes, além de novas ações a serem anunciadas em breve. A Reitoria informou que as celebrações pelos 55 anos da UEM se estenderão até novembro de 2025, com atividades culturais, campanhas, cerimônias e ações envolvendo a participação da comunidade acadêmica.
História da Universidade
Fundada oficialmente em 6 de novembro de 1969 pela lei estadual nº 6.034, a UEM foi resultado da união das três faculdades estaduais de Maringá: a Faculdade de Ciências Econômicas, criada em 1959, e as Faculdades de Direito e de Filosofia, Ciências e Letras, fundadas em 1967. Na época, a cidade recebeu um terreno desapropriado pelo então prefeito Adriano José Valente para o câmpus da nova universidade.
A criação da UEM fez parte de um movimento de fundação de Instituições de Ensino Superior (IES) no Paraná, como a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Desde então, a UEM cresceu e se consolidou como uma das principais universidades do Brasil. Em um ranking publicado recentemente pela Folha de S.Paulo, foi classificada como a melhor universidade estadual da região Sul e a quinta do país.
Segundo a Reitoria, a expansão da UEM é resultado de investimentos estaduais e do esforço conjunto de servidores e alunos. Com cerca de 20 mil pessoas em sua comunidade acadêmica, incluindo aproximadamente 15 mil estudantes, 1,5 mil docentes e dois mil agentes universitários, a instituição oferece mais de 70 cursos de graduação e várias oportunidades de pós-graduação.
A UEM atua em ensino, pesquisa e extensão em todo o Paraná, oferecendo serviços gratuitos à população. Além do câmpus sede em Maringá, possui seis câmpus regionais em Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, além de centros de pesquisa e extensão em Porto Rico, Iguatemi e Floriano.
O reitor também destacou que a gestão da UEM trabalha para ampliar projetos e oportunidades para a instituição seguir contribuindo com a sociedade.
Outras datas comemorativas
A UEM celebra o aniversário em 6 de novembro, a data mais antiga de comemoração na instituição. Além disso, outras duas datas também são reconhecidas: 28 de janeiro, que marca a criação da fundação de direito público da universidade por decreto estadual em 1970; e 11 de maio, quando ocorreu o reconhecimento federal da UEM pelo Ministério da Educação em 1976.