Ciclone extratropical que se forma no sul do Rio Grande do Sul pode afetar o Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades em 26 municípios das regiões centro-sul e sudoeste do Paraná nesta quinta-feira (24).
De acordo com o Instituto, há possibilidade de ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm em um único dia.
O Inmet também alerta para riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que o ciclone extratropical, que se forma nesta quinta-feira entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, pode aumentar as instabilidades e favorecer a formação de tempestades no Paraná.
Nesta quinta-feira, um sistema de baixa pressão localizado no noroeste da Argentina se desloca, dando origem a um ciclone extratropical sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esse sistema está associado a uma frente fria que avança em direção ao oceano ao longo do dia. Esse avanço gera instabilidades no Paraná, especialmente nas regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul. Ao longo do dia, chuvas são previstas para outras áreas do estado, com risco de tempestades e ventos fortes.