No cenário nacional, houve uma leve redução no endividamento, que caiu de 78,8% para 78,5%
Em julho, o endividamento dos paranaenses aumentou, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O percentual de famílias endividadas no estado subiu de 89,6% em junho para 90,5% em julho. Em nível nacional, houve uma leve redução no endividamento, que passou de 78,8% para 78,5%.
O aumento das dívidas foi influenciado pelas férias escolares e viagens de turismo e lazer durante o período. As contas no cartão de crédito subiram, representando 91,9% das despesas a pagar em julho, comparado a 90,9% em junho.
A inadimplência também teve um leve aumento, passando de 13,2% em junho para 13,8% em julho. A porcentagem de famílias com dificuldades para pagar suas dívidas foi de 4,1%, em comparação com 3,8% em junho.
O nível de endividamento permaneceu estável entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, em 87,5%. No entanto, cresceu entre as famílias com menor renda, aumentando de 90% em junho para 91,1% em julho.