Câmara de Maringá concede título de Cidadão Benemérito a Shiniti Ueta

camara-de-maringa-concede-titulo-de-cidadao-benemerito-a-shiniti-ueta

Conheça a trajetória de Shiniti Ueta e sua contribuição para o intercâmbio cultural e educacional entre Maringá e Kakogawa

A Câmara de Maringá concedeu o título de Cidadão Benemérito ao empresário Shiniti Ueta, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

Durante a sessão solene para entrega da homenagem, participaram o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, e o vice-prefeito da cidade japonesa de Kakogawa, Naofumi Nakata.

Shiniti Ueta é filho de Kenji Ueta, pioneiro da fotografia em Maringá, que faleceu em 2020. Em 1978, Ueta fez parte da comissão que recepcionou o príncipe Akihito e a princesa Michiko em Maringá, durante as comemorações dos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Desde 1997, Ueta atua no intercâmbio de jovens entre Maringá e Kakogawa, contribuindo para o enriquecimento cultural e educacional dos participantes.

Ueta destacou a importância do apoio de diversas instituições, como os poderes Legislativo e Executivo, a sociedade civil organizada, o Consulado do Japão e as cidades japonesas de Kobe, Kyoto, Tóquio, Kakogawa, Tottori e Chiba, para o fortalecimento do intercâmbio cultural entre Maringá e essas localidades.

“Em 1979, fiz minha primeira viagem ao Japão, país onde meus pais nasceram. Encontrei um lugar tecnológico, limpo, organizado e receptivo, com ‘omotenashi’, que significa um atendimento atencioso. Voltei ao Brasil com a ideia de contribuir para divulgar essa cultura entre meus amigos”, relatou Ueta.

O vice-prefeito de Kakogawa, Naofumi Nakata, ressaltou que Shiniti Ueta e seu pai, Kenji Ueta, foram fundamentais para a manutenção do relacionamento de mais de 50 anos entre Maringá e Kakogawa. “Temos um vínculo forte, único. O senhor Ueta é uma verdadeira ponte entre Kakogawa e Maringá”, afirmou.

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, destacou que o trabalho de Ueta facilita as atividades do consulado, especialmente nas tratativas econômicas iniciadas pelo homenageado. “Espero que Ueta continue a facilitar o trabalho dos meus sucessores”, concluiu.

Compartilhe essa matéria: