CONSEG recebe visita do delegado da Denarc

conseg-recebe-visita-do-delegado-da-denarc

Leandro Munin apresenta balanço das ações realizadas nos últimos seis anos

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Maringá, composto por representantes da sociedade civil organizada, realiza reuniões semanais para dialogar com representantes das forças de segurança. Nesta semana, durante a reunião ordinária, o conselho recebeu o delegado Leandro Munin, responsável pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) em Maringá, que apresentou um balanço das atividades realizadas nos últimos seis anos, desde que assumiu o cargo.

A Denarc, responsável pela investigação de organizações criminosas e associações para o tráfico de drogas, é uma das instituições que recebe apoio do CONSEG. Recentemente, além da aquisição de equipamentos para a delegacia, o conselho auxiliou na estruturação do Núcleo de Operação com Cães. Atualmente, a Denarc conta com dois cães que auxiliam na localização de drogas durante as operações.

A delegacia possui 12 viaturas e trabalha em parceria com outras instituições, como a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Receita Federal, Guarda Municipal e o Departamento Penitenciário (Depen). Apresentando os resultados ao CONSEG, o delegado Leandro Munin ressaltou a importância do apoio recebido, que tem sido fundamental para avançar nas investigações e combater a ação de organizações criminosas na região. Ele destacou a recente prisão de um dos líderes do PCC no estado, conhecido como “Astronauta”, que estava foragido há quase seis anos.

Segundo o balanço apresentado, nos últimos seis anos a Denarc apreendeu cerca de 100 toneladas de drogas, sendo 10 toneladas somente em 2023. Neste ano, aproximadamente 3 toneladas já foram apreendidas. Além disso, mais de 100 armas e 120 veículos utilizados no tráfico de drogas foram confiscados, e mais de 10 milhões de reais em patrimônio dos criminosos foram bloqueados.

Para o presidente do CONSEG, Fernando Alves, o apoio do conselho às instituições policiais tem sido constante. Ele destacou que os números apresentados pelo delegado Leandro refletem o esforço dos policiais no combate ao tráfico de drogas, um desafio crescente em todo o Brasil e também na região. Alves reforçou que o CONSEG, ao longo de 40 anos, tem desempenhado um papel importante no apoio às instituições de segurança, captando recursos públicos e privados para a compra de equipamentos, construção de instalações e estruturação dos serviços de segurança em Maringá.

Histórico:
Em mais de 40 anos de atuação, o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá destinou mais de 30 milhões de reais para a estruturação e aquisição de equipamentos para os órgãos de combate à criminalidade e segurança da população. Desde sua criação, em 1983, uma das primeiras ações do CONSEG foi a compra de 12 veículos e 6 motos para a polícia de Maringá. O conselho também desempenhou um papel decisivo na construção do 4º Batalhão da Polícia Militar, na criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), na reforma do canil do 4º BPM e no projeto “Visão da Liberdade”, onde presos da Penitenciária Estadual de Maringá produzem material didático para cegos, premiado nacionalmente.

Compartilhe essa matéria: