Deputada Luciana Rafagnin vai realizar homenagem para a ginasta Julia Soares 

deputada-luciana-rafagnin-vai-realizar-homenagem-para-a-ginasta-julia-soares

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) vai reconhecer a ginasta curitibana medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, Julia das Neves Botega Soares, a técnica Iryna Ilyashenko e o coreógrafo curitibano Rhony Ferreira. Os três fazem parte do Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), localizado no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. Luciana protocolou um voto de congratulações com menção honrosa pelo desempenho em Paris 2024.

“Julia, com apenas 18 anos, estreou nas Olimpíadas e conquistou o bronze para o Brasil. Este é um grande orgulho para os paranaenses, que acompanham a dedicação da jovem para alcançar essa medalha”, afirmou Luciana, lembrando que o pai da atleta chegou a vender balas na rua para financiar seus treinos.

Desde 2018, Julia vem se destacando em competições nacionais e internacionais. Seu primeiro grande resultado internacional foi o ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística, além de quatro vitórias no Sul-Americano.

Aos 15 anos, ela registrou um novo elemento, uma entrada em vela seguida de pirueta, que foi nomeado como Soares no código da FIG (Federação Internacional de Ginástica). Catalogado em 2021, esse elemento rendeu a medalha de bronze para a ginasta no Pan-Americano de Santiago-2023 e também fez parte de sua performance de estreia em Paris 2024.

A deputada também quer homenagear Iryna Ilyashenko, treinadora de Julia desde seus 4 anos de idade. Nascida na Ucrânia, Iryna vive no Brasil há mais de 20 anos e se tornou uma das principais treinadoras de ginástica do país. Atualmente, na seleção brasileira, a técnica é uma das responsáveis pela parte artística das provas ao lado do coreógrafo curitibano Rhony Ferreira.

Rhony Ferreira foi responsável pela coreografia do solo apresentado por Julia Soares, que incluiu uma mistura de música francesa e pagode, com “Cheia de Manias”, do Raça Negra, e “Milord”, da cantora francesa Édith Piaf.

Desde sua fundação, o Cegin se destaca como referência no treinamento de ginastas e espaço de treinos de grandes nomes da modalidade como Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Além de Julia Soares, o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná também enviou para Paris, como reserva de Julia, a atleta paranaense Carolyne Pedro.

Compartilhe essa matéria: