Matheus Soluções passa a ser Matheus Educacional e unifica identidade com Jacad, Sistema Acadêmico da SWA, empresa com a qual se fundiu em 2021
A empresa paranaense Matheus Soluções, que atua na área de tecnologia para gestão acadêmica, anunciou um novo rebranding e passará a se chamar Matheus Educacional.
A mudança de marca visa alinhar sua identidade corporativa à do Jacad, Sistema Acadêmico da SWA, empresa com a qual se fundiu em 2021.
Leandro Scalabrin, fundador e CEO da SWA, agora parte do Grupo SWA, afirmou que “a marca está sendo ajustada para ficar mais alinhada com a identidade do JACAD, que compartilha um sistema de gestão educacional semelhante. Este processo atualiza a identidade visual e incorpora elementos de design comuns ao grupo”, explicou Scalabrin.
A nova marca também marca uma fase de expansão da Matheus Educacional para instituições de diversos níveis e modalidades de ensino, com ênfase no ensino à distância e em escolas de idiomas, ampliando sua atuação no mercado educacional. Isso complementa o trabalho da SWA Sistemas, focado em colégios e universidades, cuja solução do JACAD atende 5% dos estudantes do ensino superior no país, sendo utilizada por 40 mil professores e 500 mil estudantes.
“Com a experiência das empresas atuando no mesmo nicho, mas em diferentes segmentos, abrangemos de forma eficiente o ensino superior, escolas de idiomas, cursos livres, colégios e plataformas de ensino à distância (EAD)”, destacou o CEO.
As duas empresas combinam suas capacidades para oferecer uma solução completa de gestão acadêmica.
O ERP Educacional SWA.JACAD permite o acompanhamento da evolução acadêmica desde a matrícula até a emissão de diplomas, e oferece aos professores uma gestão eficiente das aulas, incluindo registro de conteúdos, notas, frequências e avaliação de trabalhos. Também auxilia na gestão financeira, controlando mensalidades, fluxo de caixa, orçamentos, planos de contas, acordos online e outras funções.
A Matheus Educacional, por sua vez, oferece uma solução de gestão acadêmica no formato Software as a Service (SaaS) na nuvem, eliminando a necessidade de instalação e atualização de softwares, bastando apenas uma conexão com a internet. A integração com o Moodle facilita o compartilhamento de materiais, realização de testes, revisão de tarefas e outros recursos, especialmente para cursos a distância (EAD).
O Grupo SWA tem como objetivo alcançar 13% do market share nacional do ensino superior e dobrar esse percentual até 2026, além de se posicionar entre as cinco maiores empresas do mercado brasileiro de sistemas educacionais.
Nos últimos três anos, a empresa registrou um crescimento de mais de 150% no setor, refletindo a receptividade do mercado ao trabalho da SWA, cujo propósito é mover e transformar pessoas por meio da educação, crédito cooperativo e potencialização da agricultura familiar.
“Essas mudanças representam um avanço no processo de consolidação no mercado de educação. A reformulação da marca inicia uma nova fase de crescimento e inovação, alinhando nossas soluções às necessidades em evolução das instituições de ensino”, concluiu Leandro Scalabrin.
O mercado da educação
O ensino superior no Brasil apresenta oportunidades significativas. Em 2021, o país contava com quase 9 milhões de estudantes universitários, correspondendo a 18,1% da população de 18 a 24 anos. Isso indica que mais de 80% dos jovens ainda podem ingressar na graduação. Além disso, cerca de 600 mil estudantes com mais de 40 anos estão matriculados em cursos superiores.