Expansão urbana em áreas propensas a deslizamentos cresce 3,3% ao ano

expansao-urbana-em-areas-propensas-a-deslizamentos-cresce-3-3-ao-ano

Maior expansão de áreas urbanas em encostas ocorreu no Rio de Janeiro, com acréscimo de 811 hectares

Desde 1985, a urbanização no Brasil cresceu em 2,4 milhões de hectares, com uma taxa anual de 2,4%. Entretanto, o crescimento em áreas de encostas, consideradas mais suscetíveis a deslizamentos, foi superior, alcançando 3,3% ao ano, segundo levantamento do MapBiomas.

A Lei Federal 6766/79 proíbe o parcelamento do solo urbano em encostas com declive acima de 30%, mas o levantamento encontrou mais de 47 mil hectares de áreas urbanas nessas condições, localizados principalmente em cidades da Mata Atlântica. O Rio de Janeiro apresentou o maior crescimento de áreas urbanizadas em encostas, com 811 hectares adicionais, seguido por São Paulo, com 820 hectares, e Belo Horizonte, com mais 532 hectares.

O estudo também emitiu um alerta para gestores municipais sobre a expansão urbana próxima a rios e córregos. Durante o período analisado, uma em cada quatro novas áreas urbanas surgiu a menos de três metros verticais de áreas suscetíveis a inundações.

Além disso, o mapeamento registrou uma expansão nas áreas de favelas, com um aumento de mais de 180 mil hectares entre 1985 e 2023. A região Norte concentra 24% do total das áreas urbanas em favelas no país.

Compartilhe essa matéria: