Embratur busca promover destinos brasileiros e apresentar oportunidades turísticas a profissionais e ao público argentino.
A 28ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, Argentina, escolheu o Brasil como país homenageado. O evento, que começou no sábado (28) e vai até a próxima terça-feira (1º/10), conta com a participação de diversos expositores brasileiros.
No estande do Brasil, com 380 metros quadrados e 36 expositores, os visitantes podem conhecer diversos destinos e experiências focadas em natureza, cultura e gastronomia. A Embratur, em parceria com o Sebrae, visa mostrar aos profissionais de turismo argentinos e à população local as oportunidades turísticas nos estados e municípios brasileiros, além de fortalecer a promoção desses destinos.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a feira representa uma oportunidade para apresentar novos destinos ao maior grupo de turistas que visita o Brasil. “É uma honra receber essa homenagem, que valida nossa estratégia de destacar a diversidade de atrativos do país, além de mostrar um ambiente interno mais estável e promissor”, afirmou.
A expectativa do ministro é que o Brasil receba cerca de 7 milhões de turistas em 2024. “Estamos observando um crescimento nos números, e esperamos alcançar a marca histórica de 7 milhões de turistas estrangeiros em nossos destinos este ano”, disse.
De acordo com dados da Embratur, a Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil, com cerca de 1,1 milhão de argentinos visitando o país em 2023.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a homenagem ao Brasil reforça a eficácia das estratégias de promoção dos destinos brasileiros. “A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina reforça nossos laços de irmandade. Vamos mostrar um Brasil que vai além dos destinos mais conhecidos”, comentou.
Voos
Atualmente, 12 companhias aéreas operam voos diretos entre Argentina e Brasil, com destinos em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
O Ministério do Turismo informou que há previsão de 2,5 milhões de assentos em voos entre os dois países até 2024, o que representa um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Entre as novas rotas previstas para o próximo verão estão voos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba; de Córdoba para Florianópolis e Salvador; e de Rosário para Florianópolis e Rio de Janeiro.