A nova unidade pode atender até 60 idosos e homenageia Geralda de Andrade Maia, pioneira da caridade
Neste sábado, 15, Maringá inaugurou um novo Centro Dia da Pessoa Idosa, destinado a pessoas com 60 anos ou mais que necessitam de cuidados durante o dia. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), abriu o Centro Dia da Pessoa Idosa Geralda de Andrade Maia.
Situada na Rua das Primaveras, no Parque do Horto, a nova unidade tem capacidade para atender até 60 idosos e homenageia a pioneira da caridade. O município investiu aproximadamente R$ 3 milhões nas instalações.
Com a abertura desta unidade, Maringá aumentará a capacidade de atendimento diurno para 110 idosos. A cidade já conta com o Centro Dia da Pessoa Idosa I e o Centro Dia Novas Histórias, que juntos oferecem 50 vagas.
O Centro Dia oferece atendimento integral diurno para idosos em situação de vulnerabilidade social que necessitam de acompanhamento enquanto seus familiares trabalham. A unidade funciona por, no mínimo, 10 horas diárias, proporcionando cuidado, proteção social, segurança, bem-estar e integração social.
A nova unidade inclui sala de fisioterapia, espaço de convivência, salas de oficinas, quartos para descanso, auditório, refeitório e cozinha, entre outras estruturas. Uma equipe especializada realizará diversas atividades com os idosos, além de oferecer transporte gratuito para as famílias que não possuem meios adequados de locomoção.
“Maringá é referência no cuidado e proteção da pessoa idosa. Por esse trabalho, garantimos a certificação de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedida pela Organização Mundial da Saúde. Com este novo Centro Dia, poderemos atender um número maior de famílias e avançar ainda mais nas políticas públicas para este público”, declarou o prefeito Ulisses Maia. “Agradeço também pela homenagem à minha avó Geralda de Andrade Maia, que tanto contribuiu para a comunidade maringaense”, acrescentou.
A secretária de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Miriam Scabora, afirmou que o novo Centro Dia “representa um avanço significativo na promoção do bem-estar e proteção das pessoas idosas, fortalecendo a rede de serviços de proteção especial e ampliando a oferta de atendimentos especializados. Devemos cuidar de quem tanto fez por nossa cidade. É um orgulho imenso poder inaugurar mais uma unidade desse projeto”, destacou.
Homenageada
O novo Centro Dia recebeu o nome de Geralda de Andrade Maia. Nascida em 1914, em Passos (MG), ela chegou a Maringá em 1964 com o marido José Jacinto Maia, filhos e netos. Matriarca de uma família com 46 netos, 81 bisnetos e 27 tataranetos, era presença constante nas missas dominicais da Capela Santa Cruz. Considerada a ‘pioneira da caridade’ em Maringá, organizou inúmeras campanhas beneficentes junto às Irmãs Paulinas para arrecadação de roupas e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ela faleceu em 6 de junho de 1996.