Casos já são 18,1% das infecções respiratórias em 2024
São Paulo, Amazonas e alguns estados do Nordeste registraram um aumento nas internações de idosos por COVID-19, conforme o último boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na sexta-feira (2). Apesar do aumento, as internações pela doença permanecem em níveis considerados baixos em comparação com o histórico de circulação do vírus.
Os pesquisadores recomendam que hospitais e unidades de saúde dessas regiões fiquem atentos a um possível aumento mais significativo na disseminação do vírus. A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, orienta que a população mantenha a vacinação em dia contra a Influenza e a COVID-19, use máscaras em locais fechados e nos postos de saúde, e permaneça em casa em caso de sintomas, buscando atendimento médico em caso de piora.
As infecções por COVID-19 ainda afetam com maior gravidade as crianças pequenas, mas a mortalidade é mais alta entre idosos a partir de 65 anos, com o Sars-CoV-2 sendo a segunda maior causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave nessa faixa etária.
Em 2024, foram notificados 104.734 casos de SRAG, dos quais 51.108 (48,8%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Segundo o InfoGripe, a distribuição dos casos positivos foi:
- Influenza A – 19,3%
- Influenza B – 0,5%
- Vírus Sincicial Respiratório – 44,4%
- COVID-19 – 18,1%
Fonte: Brasil 61