Secretaria de Estado da Saúde apresenta balanço parcial da vacinação, abrangendo dados das 22 regionais de Saúde do Paraná. Foram utilizadas mais de 1,6 mil salas de vacinação durante o sábado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o balanço do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizado neste sábado (8) em todo o Paraná. De acordo com os dados parciais fornecidos pelas 22 Regionais de Saúde, 70.772 crianças foram vacinadas contra formas graves de paralisia infantil.
Do total, 70.042 crianças com menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP), após terem completado o esquema básico com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Além disso, 730 crianças menores de 1 ano atualizaram seu esquema vacinal primário.
As atividades nas mais de 1,6 mil salas de vacinação começaram no início da manhã e continuaram até o fim da tarde, com alguns municípios estendendo o horário de funcionamento até as 21h para garantir maior participação da população.
A mobilização estadual focou nas crianças listadas para a campanha e contou com a participação de cerca de 9 mil profissionais de saúde em 399 municípios paranaenses.
“Para nós da saúde, é um dia importante para atualizar a carteira vacinal. O apelo é principalmente pelas nossas crianças para erradicar de vez a poliomielite. Nenhuma doença é erradicada por decreto, mas sim com a vacina. Para que não tenhamos mais essa ameaça, temos que vacinar nossas crianças”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.
A campanha nacional de vacinação começou em 27 de maio e continua até a próxima sexta-feira (14), com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução da doença, erradicada no país. No Paraná, o último caso registrado foi em 1986.
Outras doenças
Além da imunização contra a poliomielite, foram aplicadas vacinas de outras campanhas em andamento, como a da gripe, que teve maior procura com 58.156 doses aplicadas.
Muitas pessoas também se vacinaram contra a Covid-19, com 13.080 doses registradas, e 23.327 pessoas atualizaram suas vacinas de rotina, incluindo tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente. Na faixa etária de 10 a 14 anos, 970 pessoas foram vacinadas contra a dengue.