Maringá adota vacina tetra viral contra varicela seguindo recomendação do Ministério da Saúde

maringa-adota-vacina-tetra-viral-contra-varicela-seguindo-recomendacao-do-ministerio-da-saude

Em Maringá, a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, passou a ser aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em substituição à vacina específica contra varicela. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, enquanto aguarda-se a normalização do abastecimento do imunizante contra a varicela.

De acordo com o esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação, as crianças devem receber uma dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses, uma dose da tetra viral aos 15 meses, e uma dose de varicela aos 4 anos. No entanto, com o desabastecimento, as crianças nessa faixa etária passarão a receber a vacina tetra viral. O esquema vacinal pode ser completado até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Crianças que já receberam duas doses da tríplice viral e aguardam a vacina contra a varicela poderão receber até duas doses da tetra viral, respeitando um intervalo de 30 dias entre as aplicações, dependendo da idade.

Para crianças menores de dois anos, deve-se observar um intervalo de 30 dias entre a aplicação da vacina tetra viral e a vacina contra febre amarela. A partir dos dois anos, essas vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo; caso contrário, deve-se também respeitar o intervalo de 30 dias.

Compartilhe essa matéria: