MEC oferecerá 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva

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Inscrições para as primeiras 250 mil vagas começam na segunda-feira (21)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de 1,25 milhão de vagas para um curso de formação de professores em educação especial com foco na educação inclusiva. As inscrições para as primeiras 250 mil vagas estarão disponíveis a partir de segunda-feira (21) e poderão ser feitas nos sites das 50 instituições de ensino superior que aderiram ao curso. A lista dessas instituições será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que faz parte do MEC.

O curso, que será oferecido online, é destinado a educadores da educação básica, incluindo educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e tem como objetivo aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas. Ao término, espera-se que os professores possam aplicar práticas pedagógicas voltadas para melhorar a educação especial de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Dados do Censo Escolar 2023 indicam que 1,5 milhão de alunos da educação especial estão matriculados em classes regulares da rede pública de educação básica.

Formação
O início das aulas está previsto para março de 2025, com carga horária total de 120 horas. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), será responsável pela condução do curso.

Após a inscrição em uma das 50 instituições participantes, o curso será oferecido na modalidade a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos em todo o país.

A formação, desenvolvida por especialistas, será dividida em quatro módulos:

  • Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva
  • Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
  • Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas
  • Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola

O MEC informou que cada módulo incluirá leitura de material didático, atividades interativas com tutores, estudos de casos e relato de experiências, com foco na análise e reflexão das estratégias pedagógicas utilizadas. As avaliações dos participantes serão baseadas no desempenho em textos, recursos e projetos elaborados durante o curso.

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