Relatório da fintech canadense Nuvei identifica tendências e oportunidades em mercados de rápido crescimento no comércio eletrônico global
A fintech canadense Nuvei divulgou um relatório apontando que o e-commerce em oito mercados de rápido crescimento — Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos — deve expandir a uma taxa média anual de 24% até 2027. No Brasil, a taxa pode ser ainda maior, atingindo 28%. Esse crescimento é favorecido pela adoção de novos métodos de pagamento, desenvolvidos para atender às características de cada mercado. O relatório, intitulado “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, explora com mais profundidade as particularidades da Colômbia e dos Emirados Árabes Unidos.
No Brasil, o Pix impulsiona a liderança no faturamento de e-commerce na América Latina, sendo usado por cerca de 90% dos adultos. Na Colômbia, a receita do setor pode dobrar até 2027, alcançando US$ 80 bilhões. Nos Emirados Árabes Unidos, o e-commerce deve crescer 58,2%, totalizando US$ 16,3 bilhões.
Esses mercados, junto a outros como África do Sul e Índia, compartilham fatores como a expansão da infraestrutura digital, o crescimento da classe média e a popularização do acesso à internet e smartphones. “O Brasil e outros países do grupo estão liderando inovações em pagamentos em tempo real e tecnologias associadas a carteiras digitais”, comenta Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina. Uma edição do relatório com foco no Brasil será lançada em 2025.
O estudo busca oferecer um panorama que ajude as empresas do setor de e-commerce a entender as oportunidades nesses mercados. A Nuvei destaca a importância de alinhar os métodos de pagamento às preferências locais. No Brasil, por exemplo, o Pix tornou-se um método essencial para quem vende online. Em outros países, soluções locais também são fundamentais para alcançar sucesso nas transações.
Colômbia
A Colômbia se destaca pelo perfil jovem e inclinado à tecnologia de sua população. No país, os pagamentos via celular estão em alta, com transferências bancárias e carteiras digitais, como Nequi e DaviPlata, respondendo por 5% das transações em e-commerce em 2023. Desde a pandemia, os pagamentos em dinheiro reduziram-se significativamente, de 17% para 4%.
Para as empresas interessadas em explorar o e-commerce na Colômbia, o relatório recomenda o uso de plataformas amigáveis para dispositivos móveis e o investimento em métodos de pagamento locais. Setores como eletrônicos, moda e jogos são considerados promissores no país.
Emirados Árabes Unidos
Nos Emirados Árabes Unidos, onde a população é composta majoritariamente por estrangeiros (88%) e apresenta alta renda, os cartões de crédito internacionais são amplamente utilizados, representando 60% das transações de e-commerce em 2023. A modalidade BNPL (compre agora, pague depois) também ganhou relevância, presente em 8% das vendas online. Os setores de viagens e varejo mostram potencial para crescer no e-commerce.
Sobre a Nuvei
A Nuvei é uma fintech canadense que apoia negócios globalmente por meio de uma tecnologia flexível, modular e escalável. A empresa oferece uma ampla gama de opções de pagamento, serviços bancários e soluções de gestão de fraudes e riscos, atuando em mais de 200 mercados e oferecendo suporte em 150 moedas e mais de 700 métodos de pagamento. Para mais informações, acesse www.nuvei.com.