Número de candidatos presos pela PF em 10 estados chega a 36

numero-de-candidatos-presos-pela-pf-em-10-estados-chega-a-36

Prisão de candidatos agora só pode ocorrer em flagrante até o 1º turno

A Polícia Federal (PF) informou que o número de candidatos nas eleições municipais presos subiu para 36 nesta sexta-feira (20). Os candidatos detidos estavam com mandados de prisão em aberto e foram capturados pelos agentes. No dia anterior, foram registradas 31 prisões.

As prisões aconteceram em dez estados antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos a partir deste sábado. Até o fim do primeiro turno, que ocorrerá em 6 de outubro, prisões só podem ocorrer em casos de flagrante.

Os estados onde as prisões foram realizadas são: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Os candidatos detidos respondem a acusações que incluem tráfico de drogas, corrupção, promoção de imigração ilegal, crimes sexuais, porte ilegal de arma de fogo, falta de pagamento de pensão alimentícia e envolvimento nos atos ocorridos em 8 de janeiro.

Eleições 2024

Nas eleições deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 5.569 vagas para prefeituras, 5.569 para vice-prefeituras e 58.444 vagas para câmaras municipais.

No dia 6 de outubro, 463,35 mil candidatos estarão concorrendo aos cargos mencionados, em 5.569 municípios, de acordo com dados do TSE.

O Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não são obrigados a participar.

Compartilhe essa matéria: