Paraná recebe 35 mil doses de vacina contra Covid-19 e reforça medidas preventivas

parana-recebe-35-mil-doses-de-vacina-contra-covid-19-e-reforca-medidas-preventivas

O imunizante protege contra a variante XBB 1.5, presente nas variantes circulantes do SARS-CoV-2. A nova remessa é destinada a grupos prioritários e pessoas acima de 18 anos.

O Paraná recebeu 35 mil doses da vacina monovalente XBB contra a Covid-19, que foram distribuídas aos municípios durante a semana. Essa vacina é a mais atual utilizada no combate à doença, oferecendo proteção contra a variante XBB 1.5, uma das que circulam atualmente. A remessa será aplicada em grupos prioritários e na população em geral com mais de 18 anos.

Mesmo para quem já completou o esquema vacinal anterior, a recomendação é receber uma dose da vacina XBB, desde que respeitado o intervalo mínimo de três meses após a última dose. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra casos graves e hospitalizações por Covid-19, com as doses de reforço desempenhando um papel essencial para evitar o contágio.

Cobertura Vacinal

Até o momento, foram aplicadas 29.845.758 doses da vacina contra a Covid-19 no Paraná. A cobertura para duas doses é de 87,58%, enquanto 57,22% da população tomou três doses, e 20,40% completou quatro doses. Em termos de números absolutos, o Paraná ocupa a quinta posição no país, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, reforça que, além da vacinação, outras medidas preventivas continuam sendo importantes. Entre elas estão lavar frequentemente as mãos, utilizar álcool em gel, evitar tocar olhos, nariz e boca, manter ambientes ventilados, e o isolamento de pessoas infectadas pela Covid-19.

De acordo com o sistema Notifica Covid-19, o Paraná registrou 44.050 casos confirmados desde o início do ano. Em setembro, foram 2.241 novos casos, uma queda de 19% em comparação a agosto, que teve 2.770 confirmações. Fevereiro foi o mês com maior número de casos, somando 13.997.

Atualmente, o SARS-CoV-2 permanece entre os principais vírus em circulação no estado. Das 1.371 amostras analisadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR), 21,59% apresentaram resultado positivo para Covid-19, ficando atrás apenas do Rinovírus, responsável por 26,11% dos casos.

Compartilhe essa matéria: