A corrida de rua emerge como a atividade mais prevalente nos serviços oferecidos pelas assessorias esportivas, estando presente em 87,8% das empresas deste setor, conforme revela a Pesquisa Mercado de Assessoria Esportiva no Brasil, conduzida pelo aplicativo Treino Online.
Além da corrida de rua, outras modalidades como musculação (52,2%), ciclismo (32,2%) e natação (26,7%) despontam como as principais áreas de atuação das empresas de assessoria esportiva.
Realizado no final de 2022 através de uma abordagem online com usuários do aplicativo, o levantamento também indica que 25,6% dos profissionais de assessoria esportiva atendem entre 50 e 100 alunos, enquanto cerca de 14,4% desses profissionais lidam com até 200 alunos.
Assessoria esportiva
Gabriel Mayer, profissional da loja Keep Running, um e-commerce especializado em corrida, esclarece que as assessorias esportivas têm como responsabilidades planejar, avaliar e supervisionar os exercícios físicos dos alunos para alcançar os objetivos estabelecidos de maneira eficaz. “O planejamento dos treinos realizado por uma assessoria esportiva faz a diferença entre o sucesso e as lesões, principalmente para os corredores amadores”, afirma Mayer.
Segundo o especialista, além de compreender o processo de treinamento, o aluno recebe uma planilha de corrida elaborada levando em consideração suas particularidades. “O programa de treinos é personalizado e considera a disponibilidade de tempo e dias para treino, rotina, alimentação, facilidade de realizar treinos na rua ou na esteira, entre outros fatores”, complementa Mayer.
O setor experimentou uma alta demanda após o período de pandemia de Covid-19, com o aumento de praticantes de atividades físicas. O avanço da tecnologia e a facilidade de prescrição e monitoramento por meio de aplicativos têm auxiliado as assessorias esportivas a cumprir seu papel, que é orientar e monitorar o aluno para alcançar o melhor resultado.
Um levantamento da plataforma TicketSports sobre o “Perfil do Atleta Brasileiro” revela que a corrida de rua é a modalidade mais procurada, representando 82,4% das inscrições, seguida por Ciclismo / Mountain Bike, com 5%, e Triathlon / Multisports, com 3,3%.