Veja as recomendações
O aumento das temperaturas, combinado com a chegada das chuvas, eleva a probabilidade de circulação de escorpiões. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de acidentes com o animal aumentou em quase 150% nos últimos dez anos.
A Prefeitura de Maringá emitiu um alerta informando que os escorpiões estão se adaptando aos ambientes urbanos, e por isso a população deve se manter atenta para evitar picadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma das principais ações preventivas é a limpeza dos quintais, evitando o acúmulo de entulhos e outros resíduos.
“Esses locais podem atrair insetos como baratas, que servem de alimento para os escorpiões. A Secretaria de Saúde também recomenda a vedação de tomadas, ralos, buracos e o fechamento adequado de cestos de lixo. Outra orientação é verificar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões e aranhas podem se esconder nesses objetos.”
A Prefeitura destaca que a aplicação de veneno deve ser realizada apenas por empresas especializadas.
“Em caso de acidente, a recomendação é lavar a área da picada com água e procurar a unidade de saúde mais próxima. Se possível, o paciente pode fotografar o escorpião para apresentar ao profissional de saúde e facilitar o atendimento.”