A Black Friday de 2024 será realizada no dia 29 de novembro, sexta-feira.
O Procon de Maringá, vinculado à Prefeitura, aconselha os consumidores a realizarem compras de forma planejada para evitar dívidas e possíveis fraudes, comuns no final do ano, tanto em lojas físicas quanto em plataformas online.
O coordenador do Procon, Edjalma Alves, reforça a importância de atenção nas compras para evitar prejuízos futuros. O órgão de defesa do consumidor oferece orientações para que as compras sejam seguras:
- Evite compras por impulso; planeje e considere se o gasto não trará dívidas futuras;
- Faça uma lista com os itens desejados;
- Pesquise preços, pois eles podem variar bastante entre lojas;
- Verifique se a promoção realmente oferece um valor mais baixo;
- Exija a nota fiscal, essencial para possíveis trocas;
- Confirme se o valor da compra inclui frete ou se será cobrado separadamente;
- Fique atento a fraudes: desconfie de mensagens e ligações pedindo dados pessoais. Não compartilhe informações com desconhecidos;
- Ao comprar online, cheque se a loja possui endereço físico e telefone. Pesquise a reputação da loja e, em caso de dúvida, evite a compra.
REGISTRO
Se houver problemas com a compra, é possível consultar o Procon pelo telefone 151. Para registrar uma reclamação ou denúncia, o consumidor pode se dirigir à sede na avenida Horácio Raccanello Filho, 5645, ao lado do Terminal Urbano, com documentos pessoais, comprovante de residência e provas do caso, como nota fiscal, fotos, vídeos e capturas de tela.