Pavimentação em concreto deve ser concluída em novembro; demais serviços seguem até o início do próximo ano. Investimento total é de R$ 188,9 milhões
A obra de restauração com pavimento rígido de concreto na PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, atingiu 83,81% de execução em outubro. Até o momento, foram investidos R$ 157,8 milhões, sob a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
A conclusão do novo pavimento de concreto no trecho de 45 quilômetros está prevista para o final de novembro. A técnica usada, conhecida como whitetopping, reutiliza o pavimento asfáltico anterior, reforçado, como base para as placas de concreto Portland, e inclui também terceiras faixas e acostamentos. Os trabalhos seguintes, que incluem sarjetas de concreto, drenagem, plantio de grama, sinalização horizontal e instalação de placas, tachas e defensas metálicas, devem ser concluídos no primeiro trimestre do próximo ano. A obra opera no sistema de pare-e-siga 24 horas, alternando os sentidos de tráfego, com a maior parte do trecho já pavimentada em ambos os sentidos.
Extensão para Mariópolis Em Mariópolis, começaram os trabalhos de reciclagem dos acostamentos da PRC-280, preparando a restauração em concreto no trecho entre Clevelândia e Pato Branco, o terceiro projeto de whitetopping na região, com investimento de R$ 180,95 milhões. A concretagem neste trecho, de 37,94 quilômetros, está prevista para iniciar em janeiro.
Benefícios do concreto O pavimento de concreto, com vida útil de 20 anos, tem maior durabilidade em comparação ao pavimento asfáltico, oferece menor custo de manutenção e conservação e é mais eficiente em drenagem e segurança contra derrapagem. Com o elevado fluxo de caminhões na PRC-280, que conecta o Sudoeste ao Sul do Estado, o pavimento rígido busca proporcionar maior segurança e conforto aos usuários.