Feira será realizada em Maringá neste domingo, 10
O setor de intercâmbio no Brasil registrou um crescimento expressivo em 2023, gerando um movimento de R$ 4,6 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). A demanda por programas de intercâmbio aumentou mais de 20% em relação a 2022, impulsionada por campanhas de divulgação que destacaram a possibilidade de combinar estudo e trabalho, além de preços mais acessíveis.
Moradores de Maringá e região poderão conhecer diversas opções de intercâmbio, que vão desde programas de longa duração — como a conclusão do ensino médio ou graduação no exterior — até programas mais curtos, que conciliam estudo e turismo. A 1ª Expo Intercâmbio será realizada neste domingo (10), das 14h às 18h, no Hotel Metrópole.
De acordo com a pesquisa, os destinos preferidos dos brasileiros são Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, com África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e França entre os dez mais procurados. A língua inglesa continua sendo a mais escolhida pelos intercambistas.
Oportunidade de intercâmbio
Cristina Martins, sócia da Expo Intercâmbio, explica que o programa Work and Travel é voltado para estudantes de graduação. Ela também menciona que outras modalidades de intercâmbio serão apresentadas no evento, abrangendo diferentes faixas etárias. Na Expo Intercâmbio, visitantes poderão conversar com representantes de instituições renomadas e agências especializadas, que divulgarão opções de estudo, trabalho e viagem ao exterior. A entrada é gratuita, com pedido de doação de produtos para animais, como ração, cobertores e brinquedos, que serão destinados a uma ONG local.
O evento já passou por Blumenau (SC), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP).