Agora, o programa está em 10 estados brasileiros, promovendo a economia circular na prática.
O programa socioambiental Tampinha Legal, focado na economia circular e desenvolvido pela indústria de transformação do plástico nas Américas, começou a operar no Paraná, estabelecendo um posto de entrega em São José dos Pinhais.
A expansão para o Paraná foi viabilizada por uma parceria com a Ambipar Group, empresa global especializada em soluções ambientais integradas.
A parceria busca aumentar o impacto positivo do programa, ampliando seu alcance e a eficiência das ações que promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental. De acordo com Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, houve uma demanda significativa pela implantação do Tampinha Legal no Paraná, assim como em outros estados.
“Estamos entusiasmados com o início das operações no estado, o que indica que estamos conseguindo expandir o propósito do programa por todo o Brasil. Acreditamos que o trabalho no Paraná excederá as expectativas, e em breve haverá mais postos de entrega e entidades assistenciais participantes”, afirmou Simara.
O Tampinha Legal se caracteriza por seu modelo colaborativo, envolvendo a sociedade, empresas, escolas e instituições em um esforço coletivo para coletar e destinar corretamente as tampas plásticas.
Todo o material coletado é reciclado, e os recursos gerados com a venda são destinados integralmente às entidades assistenciais participantes, contribuindo para sua manutenção. Simara destaca que as entidades assistenciais do terceiro setor no Paraná também podem se cadastrar diretamente no site do Tampinha Legal.
“Esperamos que o engajamento voluntário no Paraná seja semelhante ao que já observamos em outros estados onde atuamos. É gratificante ver o comprometimento de pessoas de todas as idades, níveis de instrução e classes sociais em prol de melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas pelas entidades assistenciais”, acrescentou.
O Tampinha Legal atende aos critérios de ESG, Logística Reversa e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com os recursos obtidos, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e materiais escolares, além de custear tratamentos de saúde, melhorias nas instalações, entre outras ações.
Atualmente, o programa conta com 339 entidades assistenciais participantes e 2.833 pontos de coleta distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e, agora, Paraná.
Desde 2016, o programa já recolheu mais de 1.400 toneladas de tampas plásticas, revertendo mais de R$ 300 milhões para as entidades assistenciais.
O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações de conscientização, promove o esclarecimento sobre o material plástico e seu destino adequado, facilitando a economia circular na prática.
Todos os segmentos da sociedade são incentivados a coletar tampas plásticas e destiná-las para as entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente às entidades assistenciais, sem qualquer rateio de material ou repasse de valores.
O programa não recebe comissões sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023, mais de R$ 3 milhões foram destinados integralmente às entidades assistenciais participantes. Recentemente, foi lançado o Copinho Legal em Porto Alegre, seguindo o mesmo modelo do Tampinha Legal, destinando recursos obtidos com a venda de descartáveis plásticos para as entidades assistenciais participantes.
O Tampinha Legal atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Em Porto Alegre, conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.
Além do aplicativo (Android e iOS) e do site (tampinhalegal.com.br), onde é possível localizar pontos de coleta, entidades assistenciais e empresas participantes, o programa também está presente nas redes sociais como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.