Consultas remotas ampliam o acesso a ginecologistas, e mulheres são maioria nos atendimentos pelo app Olá Doutor.
A telemedicina tem se mostrado uma ferramenta eficaz na prevenção do câncer de mama, ampliando o acesso aos cuidados com a saúde feminina. Consultas online estão facilitando a prevenção ao permitir que médicos solicitem exames preventivos, como mamografias e ultrassonografias mamárias, e, com base nos resultados, encaminhem rapidamente para tratamentos, quando necessário.
Segundo Rafael Machado, médico-gestor do aplicativo Olá Doutor, a realização periódica desses exames é essencial para detectar alterações nas mamas em estágios iniciais, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Ele destaca que a telemedicina permite que as mulheres realizem consultas com ginecologistas, recebam orientações, solicitem exames preventivos e tratem condições de saúde remotamente, o que facilita o acompanhamento médico no dia a dia.
Dados do aplicativo Olá Doutor mostram que 62,4% das consultas são realizadas por mulheres, enquanto homens representam 37,6%. Esses números refletem uma maior adesão do público feminino à telemedicina para a prevenção e o acompanhamento médico, aspectos cruciais para a manutenção da saúde e a detecção precoce de doenças.
Machado ressalta que a telemedicina facilita o acesso à saúde, permitindo que as mulheres marquem consultas e realizem exames preventivos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de deslocamento físico. O agendamento e o atendimento podem ser feitos de qualquer lugar, com suporte especializado, muitas vezes sem a necessidade de videoconferência.
Sobre o Olá Doutor
O Olá Doutor é uma plataforma de telemedicina assíncrona, onde todos os atendimentos são realizados por médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina. O aplicativo permite que pacientes recebam orientações, solicitem exames, obtenham prescrições e atestados, quando necessário, em qualquer horário, sete dias por semana. Com mais de 202 mil downloads e 100 mil pacientes cadastrados, o Olá Doutor realiza mais de 4.500 consultas mensais e cresce a um ritmo de 20% ao mês.