O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato de Antonio Denarium (PP) por alegações de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar nesta terça-feira (13) um recurso relacionado à cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), por acusações de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022.
No ano anterior, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiu pela cassação do mandato de Denarium e de seu vice, Edilson Damião (Republicanos), após concluir que houve irregularidades na distribuição de cestas básicas e benefícios para reforma de casas no período eleitoral. A cassação implicou na determinação de novas eleições pelo tribunal.
Durante a sessão, o advogado Fernando Neves defendeu a reversão da decisão que resultou na cassação, argumentando que não houve irregularidades na distribuição dos benefícios. De acordo com Neves, não foram criados novos programas sociais, mas sim consolidado os programas já existentes.
“Registro minha confiança de que os recursos serão aceitos, e será confirmada a vontade do eleitorado de Roraima, que elegeu Antonio Denarium em primeiro turno com uma ampla margem de votos”, declarou o advogado.
Na sessão de hoje, os ministros do TSE ouviram as argumentações da defesa do governador. A votação será realizada em uma sessão futura, em data ainda a ser definida.