Estaduais paranaenses apresentaram melhores resultados em quase todos os critérios avaliados pelo ranking da Quacquarelli Symonds, com ênfase na produção de conhecimento por meio da pesquisa.
As universidades estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste) e Centro-Oeste (Unicentro) figuram entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com o ranking divulgado nesta quinta-feira (3) pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em consultoria educacional e classificações acadêmicas. O levantamento incluiu 437 universidades de 23 países da América Latina e Caribe, das quais 96 são brasileiras.
As universidades estaduais do Paraná mantiveram posições de destaque no ensino superior latino-americano, com duas delas no top 50 do ranking, reconhecidas pela qualidade acadêmica e produção científica. Este ano, as instituições paranaenses tiveram melhor desempenho em praticamente todos os critérios avaliados, com destaque para a produção de conhecimento por meio de atividades de pesquisa.
A UEM foi classificada como a 27ª melhor instituição de ensino superior no Brasil, seguida pela UEL e UEPG, nas posições 34 e 56, respectivamente. No contexto latino-americano, a UEM, UEL e UEPG aparecem nas posições 101, 119 e entre 201-250, respectivamente. A Unioeste subiu uma posição no ranking nacional, do 59º para o 58º lugar, mantendo-se também na faixa 201-250 no ranking regional. A Unicentro ocupa a posição 82 no Brasil e entre 301-350 na América Latina.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destacou o reconhecimento da universidade em rankings que avaliam sua influência na sociedade, na produção científica e na formação dos estudantes. Ele atribui o bom desempenho aos investimentos no ensino superior e à qualidade dos servidores e alunos, que buscam a excelência acadêmica.
O ranking da Quacquarelli Symonds avalia as universidades em critérios como reputação acadêmica, impacto da pesquisa, proporção entre professores e alunos, qualificação do corpo docente, internacionalização da pesquisa, impacto na web e reputação entre empregadores. Esses resultados refletem o compromisso das universidades estaduais do Paraná com a educação e a pesquisa de qualidade.
Outras instituições
Além das universidades estaduais, outras instituições públicas paranaenses também estão no ranking, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 12º lugar, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 36º, e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em 53º. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ficou em 21º lugar no Brasil.
Referência
O ranking da Quacquarelli Symonds é uma referência anual para estudantes do ensino médio que buscam as melhores universidades. Fundada em 1990, a QS também organiza feiras de educação e fornece informações sobre cursos e programas acadêmicos, além de realizar análises de instituições de ensino superior em várias partes do mundo, com escritórios em locais como Singapura, Nova Délhi, Bangalore e São Paulo.