No fim de semana, 91% dos municípios do Estado registraram a temperatura mais baixa do ano. Massa de ar frio perde intensidade ao longo da semana e clima volta a ficar ameno em grande parte do Paraná.
O frio intenso marcou o fim de semana no Paraná. Dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que 91% dos municípios do Estado com algum tipo de medição feita pelo órgão registraram a temperatura mais baixa do ano. Das 57 cidades monitoradas, apenas Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Cambará e Santo Antônio da Platina, situadas no Norte e Norte Pioneiro, não quebraram o recorde de 2024.
No domingo (30), a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, na região Sul, com -3,5ºC. Também houve temperaturas negativas em Palmas (-3,3ºC), São Mateus do Sul (-2,1ºC), Inácio Martins (-2,0ºC), Guarapuava (-1,5ºC), Lapa (-1,0ºC), Pinhão (-0,7ºC) e Fazenda Rio Grande (-0,6ºC). União da Vitória (0,1ºC), Colombo (0,5ºC), Pato Branco (0,5ºC), Pinhais (0,6ºC), Francisco Beltrão (0,7ºC) e Irati (0,9ºC) registraram temperaturas próximas de zero grau. Curitiba marcou 2,0ºC.
“Os baixos valores são resultado de uma forte massa de ar polar, que provocou uma queda brusca de temperatura em todo o Paraná, quebrando recordes para o ano. Com exceção do Norte e Norte Pioneiro, os municípios das demais regiões registraram a menor temperatura até o momento em 2024”, afirmou o meteorologista Reinaldo Kneib. O Simepar é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
PREVISÃO
O frio, no entanto, começa a deixar o Paraná e, gradualmente, a temperatura vai subir ao longo desta semana. Cidades tradicionalmente frias no inverno, como Curitiba e Guarapuava, terão máximas de 24ºC e 23ºC, respectivamente. Jacarezinho e Maringá alcançarão os 30ºC. “A massa de ar frio perde força, sem previsão de geadas, com exceção do extremo Sul do Paraná. A temperatura fica mais amena e, mais para o fim da semana, há previsão de chuva”, disse Kneib.