Rede social teve 49 mil downloads na quarta-feira, 9, dia do desbloqueio
O X (anteriormente Twitter) voltou a aparecer entre os aplicativos mais baixados no Brasil após o desbloqueio da plataforma. Na quarta-feira, 9, data em que foi liberado, o app registrou 49 mil downloads, de acordo com dados da Mobile Time em parceria com a AppMagic. A alta continuou no dia seguinte, com 54 mil downloads na quinta-feira, 10. Em quatro dias, o X passou da 861ª posição para a 21ª entre os aplicativos mais baixados no país.
Antes do desbloqueio, o volume de downloads já havia aumentado, saltando de 6 mil para 21 mil entre segunda e terça-feira, com a proximidade da liberação. Até então, a rede social mantinha uma média diária de menos de 10 mil downloads.
O bloqueio
Os confrontos entre Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, começaram no início deste ano, quando Musk acusou o ministro de censura. Em 17 de agosto, após o fechamento do escritório do X no Brasil, Moraes deu um prazo de 24 horas para Musk nomear um representante legal no país, o que não ocorreu. O X foi suspenso em 28 de agosto.
Apesar do desafio inicial de Musk às decisões de Moraes, a plataforma passou a cumprir as ordens judiciais e a pagar as multas aplicadas pelo STF.
Outras plataformas
Com o bloqueio do X, o Bluesky foi o principal beneficiado, mas a retomada do X impactou diretamente seu desempenho. Na segunda-feira, o Bluesky registrou 60 mil downloads, número que caiu para 6 mil na quinta-feira.
O Threads, apoiado pelo Instagram, manteve uma posição superior em relação aos concorrentes. A plataforma da Meta registrou mais de 100 mil downloads diários no Brasil, mesmo após o desbloqueio do X, somando 109 mil instalações na quinta-feira. O Threads continua figurando entre os dez aplicativos mais baixados.
4o